Qua, 23 de agosto de 2023, 20:18

Resultados dos Trabalhos
IX Encontro Sergipano de Educação Matemática
Copy of esem   rna  800   200 px

Tipo

Código

Título

Autores

Eixo:

Comunicações Científicas

Comunicação Científica

CC01

UM ESTUDO SOBRE A PASSAGEM DA ARITMÉTICA À ÁLGEBRA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Alexandre Henrique Dias Santos

Ricardo Nicasso Benito

2

Comunicação Científica

CC02

MEU BAZAR: USO DA MATEMÁTICA NAS TRANSAÇÕES FINANCEIRAS DO COTIDIANO

Ana Cácia Santos

Tacyane Lima de Menezes

2

Comunicação Científica

CC03

ENGENHARIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS LUDOMATEMÁTICOS ACESSÍVEIS

Suelaine dos Santos Montalvão

Marília Gabrielly Muniz dos Santos

Érica Santana Silveira Nery

10

Comunicação Científica

CC04

OLIMPÍADA INTERNA DE GEOMETRIA: vivenciando o modelo de Van Hiele no ensino médio

Cristiane Pereira Santos da Cruz

Jonatha Silva Rocha

2

Comunicação Científica

CC05

REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS EMOÇÕES

Silvânia da Silva Costa

8

Comunicação Científica

CC06

CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS EM SALA DE AULA

Silvânia da Silva Costa

Jussara Santos Rosa

Marta Élid Amorim

9

Comunicação Científica

CC07

OFICINA MATEMÁTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE SUSTENTABILIDADE NO ENSINO MÉDIO

Robson Andrade de Jesus

2

Comunicação Científica

CC08

REFLEXÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA ALÉM DA COGNIÇÃO: UM OLHAR PARA A LINGUAGEM

Silvânia da Silva Costa

8

Comunicação Científica

CC09

O QUE HÁ DENTRO DA GARRAFA?

Maria Juliana Santos Almeida

Maria Cleisiane da Conceição Santos

2

Comunicação Científica

CC10

LITERACIA ESTATÍSTICA E INTERNET: Um estudo sobre interpretação de dados por meio de gráficos presentes em notícias.

Samuel Jordão Santos

Lenira Pereira da Silva

9

Comunicação Científica

CC11

ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DE NÚMEROS FRACIONÁRIOS EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Vanessa Conceição Santos Sousa

Denize da Silva Souza

11

Comunicação Científica

CC12

ARGUMENTAÇÃO E PROVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Maria Cleisiane da Conceição Santos

Maria Juliana Santos Almeida

Lana Thaís Santos Silva

2

Comunicação Científica

CC13

ETNOMATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO

FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DA

GEOMETRIA

Ellen Leslie Santos

Lenira Pereira da Silva

1

Comunicação Científica

CC14

REFLEXÃO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS INTEGRADO AO ENSINO DE MATEMÁTICA: À LUZ DO PNLD 2021

Fernanda Miranda Evangelista

Vitor Felipe Moura Souza Santos

3

Comunicação Científica

CC15

TRANÇA NAGÔ E O ENSINO DE MATRIZES

Joice Caroline de Jesus Marques

Lenira Pereira da Silva

2

Comunicação Científica

CC16

ENTRE LINHAS E AGULHAS NUM MODELO MATEMÁTICO

Gilmara da Conceição Santos

Lenira Pereira da Silva

6

Comunicação Científica

CC17

DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

MATEMÁTICOS ENVOLVENDO EQUAÇÕES DO 1º GRAU

Ilma Santos da Cruz

Viviane de Jesus Lisboa Aquino

2

Comunicação Científica

CC18

ENSINO DE EQUAÇÃO POLINOMIAL DE 1º GRAU COM USO DO ANIMÊ THUNDERCATS

Rondinelle Gonçalves Abreu

Lenira Pereira da Silva

2

Comunicação Científica

CC19

GUERRA DAS OPERAÇÕES: JOGO DIDÁTICO ÚTIL COMO METODOLOGIA AO APRENDIZADO

Eressiely Batista Oliveira Conceição

Denize da Silva Souza

Divanízia do Nascimento Souza

2

Relato de Experiência

Relato de Experiência

RE01

CONSTRUINDO UM TETRAEDRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE RESIDENTES DO DMA-UFS

Hellen Lorane Santos de Andrade

Lauany Rodrigues dos Santos

4

Relato de Experiência

RE02

O ENSINO DE NÚMEROS E ÁLGEBRA À LUZ DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Dênisson Bispo dos Santos

Victor Andrade Diniz

Érica Santana Silveira Nery

2

Relato de Experiência

RE03

CORRIDA DE REVEZAMENTO E FRAÇÃO: uma abordagem interdisciplinar

Catharine Santos Barbosa

Lenira Pereira da Silva

2

Relato de Experiência

RE04

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA DE DOCÊNCIA

Joyce Rezende Santos

José Adenualdo dos Santos Júnior

2

Relato de Experiência

RE05

COMO SÃO DETERMINADOS OS TAMANHOS DAS CAMISETAS? UMA SEQUÊNCIA DE AULAS PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Graziela Oliveira dos Santos

Rádja Ribeiro da Silva

Ricardo Nicasso Benito

2

Relato de Experiência

RE06

ENSINO DAS OPERAÇÕES COM FRAÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID

Tayslaine De Jesus Gois

Josyelle Santos

2

Relato de Experiência

RE07

DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS

Helen Paulina de Jesus Santos

Miria Eduarda Melo Pereira

Denize da Silva Souza

1

Relato de Experiência

RE08

OFICINA INTERDISCIPLINAR EM PERÍODO REMOTO:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Robson Andrade de Jesus

Fernanda Miranda Evangelista

Vanessa Carvalho Santana

2

Minicursos

Minicurso

MC01

4h

A PROBABILIDADE NO ESTUDO DOS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

Joyce Rezende Santos

José Adenualdo dos Santos Júnior

Tayslaine de Jesus Gois

3

Minicurso

MC02

4h

O LÚDICO E A TEORIA: APLICABILIDADE DAS DIVERSAS TENDÊNCIAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA

Júlia Pereira de Santana

Lucas Rafael Leite de Oliveira

Camille Amorim Vilas Bôas Souza

2

Minicurso

MC03

4h

CIRCUITO DE VIVÊNCIA LÚDICA E INCLUSIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

Maria Núbia dos Santos Tavares

Maria Nayane Mendonça de Jesus

Érica Santana Silveira Nery

5

Minicurso

MC04

4h

O Paradigma de Questionamento do Mundo: um modelo de ensino baseado em investigação

Ricardo Nicasso Benito

2

Minicurso

MC05

4h

RAÇA, GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PESQUISAS E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS POSSÍVEIS PARA CIDADANIAS OUTRAS

Washington Santos dos Reis

5

Pôsteres

Pôster

P01

LABORATÓRIO ITINERANTE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Júlia Pereira de Santana

Denize da Silva Souza

4

Pôster

P02

Desvendando os Mistérios: Explorando as Mágicas Matemáticas e suas Fundamentações

Beatriz Oliveira Santos

Suelaine dos Santos Montalvão

2

Pôster

P03

Uma Abordagem Lúdica para a Integração Universidade-Escola e o Aprimoramento da Docência Matemática no Lepem

Maria Nayane Mendonça de Jesus

Maria Núbia dos Santos Tavares

Marta Élid Amorim Mateus

2


Atualizado em: Qua, 23 de agosto de 2023, 20:31
Notícias UFS